novembro 01, 2011

Navegadores... Uma luta pelo topo

Olá mais uma vez pessoal!

Imagine que neste momento sumiram todos os navegador do seu computador e você é obrigado a utilizar apenas um destes. Provalmente logo, logo isto ocorrerá e você ficará com uma grande dúvida para saber qual é a melhor solução. Por que isto ocorrerá? Tracei uma reta em meu banco de dados de navegadores e identifiquei que a disputa passará a ficar desonesta por aqueles que estiverem perdendo. Provavelmente um navegar entrará em conflito (proposital) com o outro.

Quando isso ocorrer, você procurará em blogs, sites, experimentará um depois outro..

Mas afinal de contas, qual é o melhor?

Isto é facilmente respondido: Cada um se adequa para cada tipo de pessoa.

Se quiser uma ajuda para saber qual é a melhor opção até o momento, veja abaixo comentários (pesquisados em sites como StatCounter, Tecmundo, Terra, etc.) a respeito dos mais conhecidos:

Safari:
Pontos fortes
A renderização (desenho) da página web é ótima; reconhece a maioria dos padrões atuais; o design é simples; a usabilidade é boa, é possível navegar no histórico vendo miniaturas dos sites. Está traduzido para Língua Portuguesa.
Pontos fracos
Animações em Flash com fundo transparente não são suportadas; o programa não é muito leve para executar; não é possível instalar o Safari numa máquina onde você não seja o administrador.
Opera:
Pontos fortes
O novo visual do Opera 10.5 é muito simples. Ele possui um visual limpo e as ferramentas são todas acessadas em menus que ficam ocultos. Já reconhece boa parte das regras novas da W3C. Está traduzido para Língua Portuguesa.
Pontos fracos
- Eu percebi algumas falhas na renderização, em algumas páginas partes do site ficam piscando ao movimento do mouse, algumas partes do site parecem com fendas e quando se passa o mouse por cima as fendas somem, são vários pequenos bugs deste tipo.
- A movimentação de efeitos em efeitos em sites que usam JavaScript não é tão linear, isto você perceberá dependendo da máquina que está, se ela tem bom hardware ou não. Ele é pouquinho pesado para máquinas com pouco hardware.
- A aplicação Turbo, software embutido que faz a qualidade das imagens de um site ficarem baixas para você navegar mais rápido, não é tão eficaz. Testei numa conexão lenta (50 ~ 128 kbps) e o Opera se portou neste quesito mais lento do que o Firefox e o Chrome. O Opera com todas as ferramentas acabou ficando mais pesado e ocupando mais memória.
- Para redes que usam servidor proxy com autenticação o Opera não é uma boa opção, ele pode engasgar dependendo da configuração da rede e o navegador fica pedindo senha para cada um dos elementos que ele vai carregar da página, mesmo que a senha esteja memorizada.
- A ferramenta para desenvolvedor (DragonFly) também está presente nesta nova versão, mas continua lenta e pesada.

Firefox:
Pontos fortes:
- O Firefox renderiza a página com muita qualidade, e faz isso rapidamente, reconhecendo a maioria dos padrões Web, funcionando muito bem com Web 2.0, e completado por ótimas extensões como corretor ortográfico para qualquer campo de texto nas páginas, aplicações para postar no Twitter, MySpace, Facebook, conversar no MSN, melhoria para fazer download de todos os elementos de uma página, sincronização de favoritas via Delicious, salvar animações em Flash, vídeos do YouTube, músicas de site, etc. Permite alterar o visual, inclusive o leiaute.
- Está traduzido para Língua Portuguesa.
-As ferramentas para desenvolvedores de páginas são ótimas.
Pontos fracos:
- Quanto mais extensões você instala no Firefox, mais potente ele fica, e como consequência vai demorando mais para iniciar, mas não é nada significativo.
- O Firefox requer uma boa quantidade de memória para iniciar rapidamente, num micro com memória RAM de 512 MB ele demora um pouquinho para aparecer na tela, e claro, quanto mais abas estiverem abertas mais a resposta dos cliques vai diminuindo. Neste quesito o Google Chrome leva uma pequena vantagem.

Google Chrome:
Pontos fortes:
Leve, simples, aproveitamento da tela melhor, instala no micro sem que a pessoa necessite ter uma conta de administrador (Windows). Provavelmente o navegador mais rápido. O JavaScript funciona muito bem nele, permite trocar o visual. Possui ferramentas para desenvolvedores. Possui instalador offline e é possível usar uma versão portátil diretamente do pendrive.
Pontos fracos:
As extensões ainda são pobres. Fica pergunta em todas as visitas se você quer que ele traduza o site e não guarda sua decisão. Alguns sites não funcionam 100% utilizando o Google Chrome.
Fica devendo uma ferramenta de desenvolvedor melhor que a atual.

Internet Explorer:
Pontos fortes: Rápido (não tanto quanto o Chrome e Firefox). Nunca encontrei um site que não funcione neste navegador. Provavelmente este seja o navegador mais seguro. Ótimo para quem gosta de manter a tradição.
Pontos fracos:
É bem lento se comparado ao Firefox e ao Chrome. As atualizações são um pouco mais demoradas que a dos outros navegadores. Não instala sem que você tenha uma conta de administrador e também não desinstala em Windows já que o Windows depende dele para várias coisas. Páginas demora pra carregar. Não entende várias regras de estilos para desenho das páginas na tela

Usuários
Em números de usuários o Internet Explorer sempre foi soberano tendo em segundo lugar, muito acima de qualquer outro, o Firefox. Mas este cenário já náo é o mesmo. Entrou na luta um adversário desleal: Google Chrome. Já é o líder de usuários na América do Sul e batendo de frente com Firefox e Internet Explorer.


Fontes:
- http://www.tecmundo.com.br/navegador/14917-google-chrome-e-lider-entre-navegadores-na-america-do-sul.htm
- http://gs.statcounter.com/
- http://shdo.com.br/softwares/archives/547

2 comentários:

  1. O pior vacilo que vejo em comum na maioria dos navegadores é a questão de reaproveitamento de complementos das versões anteriores, na maioria das vezes, navegadores mais famosos como o Chrome e o Mozilla atualizam com frequência e a cada nova atualização, vários complementos deles deixam de funcionar satisfatoriamente...

    Mas dentre todos, eu tenho preferência pelo Firefox e pelo Chrome, são os que mais se encaixam dentro do que necessito e que menos me deram dores de cabeça na navegação.

    ResponderExcluir
  2. Boa Nest! Considero o Chrome mais rápido que o Mozila, mas ainda sou daqueles que utiliza Internet Explorer.. mantenho a tradição!

    ResponderExcluir